segunda-feira, 24 de março de 2008

GNOTHI SEAUTON


Pra variar, pensando em alguma coisa, me deparei com o termo do título do post: "Gnothi Seauton" que, segundo Sócrates, significa "conhece-te a ti mesmo". Frase complexa, como tudo que me aparece. Lá me vem a pergunta na cabeça: quem sou eu? Me definir, me qualificar, tarefas difíceis. "Metamorfose Ambulante", segundo Raú Seixas; ou apenas uma contradição, segundo Pitty. Talvez...

Simplismente tenho me deparado com um "eu" bem diferente do que costumava ser. Um "eu" que na verdade sempre quis ser e só agora tenho conseguido realizar. Realizar? De realidade? Humm, não! Acho que não também. Por um lado sim, mas por outro... Talvez eu seja como Flaubert, que oscilava entre o Realismo e o Romantismo. Eu oscilo entre a razão e a emoção;, entre o masculino e o feminino; entre o bem e o mal; entre o positivo e o negativo; entre Yin Yang. Agora só falta o equilíbrio entre as partes.

Hoje estou no meu "eu" racional, masculino, mal e positivo. Engraçado como consigo ser tão complicada. Dizem que sou pessimista, mas eu discordo, sou apenas realista, e isso consigo ser o tempo todo. Lendo o post da Kézia e pensando, será que sou transparente? Será que consigo transparecer doçura? Será que meu escudo está tão forte que não sou mais sentimento? Excesso de racionalidade? Acho que foi necessário. A gente amadurece e não pode escolher o contrário. Acho que as circunstâncias me levaram a ser assim. Estou me conhecendo e finalmente criando uma identidade, não sendo diferente mas pelo menos não sendo igual.

Deixei de acreditar que as poderiam ser pra sempre, até porque "o pra sempre sempre acaba" e se não acabasse não teria a menor graça. Vivendo o presente, agora de verdade, na prática, e deixando um pouco os sonhos de lado. Sonhar é preciso, mas a fase Surrealista foi deixada de lado por enquanto.

"Só sei que nada sei", como diria mais uma vez Sócrates... Vou me conhecendo através dos outros e isso tem sido uma experiência engradecedora. Obrigado por todos que me dirigiram palavras sábias, boas e ruins, esporros ou elogios. Só assim chego perto de conhecer a mim mesma, uma nova Rafa, ou 'Ampulheta de Windows', como diria meu querido Dyego... xD

É, como diria Shakespeare e Aldous Huxley: Admirável Mundo Novo! Mas isso pode ser assunto pra outro post...


Obrigada pela visita!!

3 comentários:

Heygon disse...

É isso ai rafa!!!
e hj como eu estou no meu lado mulher essa frase me chamou muita atenção""Deixei de acreditar que as poderiam ser pra sempre, até porque "o pra sempre sempre acaba" e se não acabasse não teria a menor graça. Vivendo o presente, agora de verdade, na prática, e deixando um pouco os sonhos de lado. Sonhar é preciso, mas a fase Surrealista foi deixada de lado por enquanto.""
Cara isso tem mais significado pra mim do q parece!!!
e ate algumas perguntas tambem....tipo é normal q tudo acabe assim tão derrepente como uma vida q se perde mesmo depois de anos buscando o verdadeiro sentido da felicidade??
ow...é normal q todos saibamos q um dia a morte virá e nos acolherá em seu manto e não podemos fazer nada contra isso?
coisas assim q me deixam cada dia com vontade de fazer o q eu nunca fiz....
aushauhsauhsuahsuhas
nossa isso parece um novo post....
mas da nada não!
XD
bjão
Rafinha!!

Kézia disse...

Então...
O que dizer de tudo o que vc escreveu? o.O

Como diria Fernando Pessoa "Eu vejo-me e estou sem mim, conheço-me e não sou eu"

Conhecer a si mesmo é uma das aventuras mais gratificantes e perigosas que pode existir.
As pessoas mudam o tempo todo, algumas, às vezes, esquecem de avisar...

"Sonhar é preciso, mas a fase Surrealista foi deixada de lado por enquanto."
Viver, encarar a realidade de frente é uma forma de sonhar...
Enfim...

Assim como nosso amiguinho Docinho aí de cima, isso tudo me trouxe a algumas perguntas...
Será que é tão ruim assim ser realista o tempo tudo? Existem várias faces de um mesmo ser, será que é possível conhecer todas elas? Por que é tão importante assim ser transparente? É mais importante para vc ou para os outros?

Ah...e é isso...
Pra variar, escrevi e viajei...

B-joss

Anônimo disse...

http://www.mindhacks.com/blog/2008/03/normality_bites.html
interesante pagina pero hay que saber inglés

Ich denke die gleiche